Economia Circular
O uso dos recursos pelo maior tempo possível permite reduzir as emissões em até 70%, além de diminuir significativamente os resíduos.
Nos últimos anos, a Economia Circular tem vindo a ganhar cada vez mais destaque nas agendas internacionais, europeia e nacional.
Este conceito estratégico assenta nos princípios da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, sendo assim um elemento chave para promover a associação entre o crescimento económico e reduzir o consumo de recursos.
UPCYCLING
O upcycling envolve pegar num item (desperdício ou restos de materiais) que de outra forma seria desperdício e reaproveitá-lo, oferecendo uma função totalmente diferente, ao mesmo tempo que tem mais qualidade ou mais valor do que o item original.
Há vários exemplos de upcycling em áreas e setores cada vez mais distintos, como moda, decoração ou até mesmo a nível industrial, com o reaproveitamento das sobras a servir como base para a construção de novos produtos.
Existem diferenças entre reciclar e reutilizar. A reciclagem cria produtos, geralmente de qualidade mais baixa, através da decomposição destes produtos, geralmente papel, plástico, metal e vidro, criando um novo produto. Enquanto que, o upcycling permite reutilizar estes materiais dando-lhes uma nova utilização diferente da original.